
Tratamentos
O endocrinologista é o médico responsável por identificar e tratar doenças que causam alterações em glândulas, níveis hormonais e no metabolismo. O tratamento de tais doenças é fundamental para manter o equilíbrio hormonal do corpo e garantir o bom funcionamento de todos os sistemas do organismo.
Obesidade e Emagrecimento

A Obesidade é uma condição que pode levar a complicações, como diabetes, pressão alta, alterações do colesterol, refluxo gastroesofágico, osteoartrite ou infertilidade. O tratamento da Obesidade deve ser focado em mudanças do estilo de vida, com uma dieta balanceada, prática regular de exercícios físicos e avaliação médica quanto a necessidade de medicações para ajudar a reduzir o apetite e a compulsão alimentar. Tão importante quanto o emagrecimento é a manutenção do peso perdido, prevenindo, assim, o desenvolvimento de complicações relacionadas a doença.
Seguimento de Cirurgia Bariátrica

O seguimento pós-operatório da cirurgia bariátrica é fundamental para garantir o sucesso do procedimento e a manutenção do peso saudável. O paciente deve ser acompanhado por uma equipe multidisciplinar, que inclui endocrinologista, nutricionista, cirurgião bariátrico e educador físico. Este seguimento pós-operatório inclui consultas regulares com o Endocrinologista, exames laboratoriais e de imagem, avaliação da perda de peso e da qualidade de vida do paciente. É importante lembrar que a cirurgia bariátrica não é uma solução definitiva para a Obesidade, e que o sucesso do procedimento depende do comprometimento do paciente com o tratamento e com o seguimento pós-operatório.
Exercício Físico e Composição Corporal

A prática de atividades físicas é fundamental para a melhoria da qualidade de vida e prevenção de doenças. Os benefícios da atividade física para a saúde são inúmeros, incluindo a redução do risco de doenças cardíacas, infartos e AVC, fortalecimento do sistema imunológico, melhoria da qualidade do sono, redução da gordura corporal e aumento da massa muscular, promovendo bem-estar e contribuindo para a manutenção do peso ideal. Através de exames de imagem conseguimos mensurar as taxas de gordura e de massa muscular e acompanhar sua evoluação com a prática dos exercícios físicos.
Diabetes Mellitus

O tratamento adequado do Diabetes é necessário para garantir a qualidade de vida do paciente e prevenir complicações. A doença é caracterizada pelo aumento de glicose no sangue e, quando diagnosticada precocemente, seu controle é mais fácil. Além de uma dieta balanceada e da prática regular de exercícios físicos, o uso de medicamentos adequados é fundamental para um bom controle da glicemia. As medicações mais modernas atuam além desse controle glicêmico, prevenindo também as complicações circulatórias e renais que podem ocorrer em pacientes diabéticos. Além disso, novas tecnologias garantem um controle em tempo real da glicemia, trazendo facilidade e conhecimento acerca da doença para os portadores do Diabetes.
Diabetes Gestacional

O diabetes gestacional é uma condição bastante frequente entre as gestantes. A doença é caracterizada pelo aumento dos níveis de glicose no sangue durante a gravidez. O diagnóstico é feito através de exames laboratoriais solicitados desde o início da gestação. O tratamento deve inclui uma dieta balanceada, a prática de exercícios físicos se não houver contraindicações pela gestação e a avaliação do Endocrinologista quanto a necessidade do uso de medicamentos. É importante realizar exames e monitorizar a glicemia para evitar complicações que podem ocorrer com a gestante e com o bebê. Além disso, o Endocrinologista te ajudará a avaliar se o Diabetes ficou persistente após a gestação.
Dislipidemias

A dislipidemia é uma condição caracterizada pela elevação anormal dos níveis de lipídios (gorduras) no sangue, como colesterol e triglicérides. Geralmente a doença é assintomática, mas pode estar associada a aumento do risco de doenças cardiovasculares, como aterosclerose, infarto agudo do miocárdio, doença isquêmica do coração e AVC (derrame). O tratamento para dislipidemia tem como objetivo controlar os níveis de colesterol e prevenir o desenvolvimento de doenças cardiovasculares, e as medicações utilizadas variam de acordo com a causa da dislipidemia. O Endocrinologista ajuda a avaliar qual seu risco cardiovascular e qual o tratamento recomendado em cada caso.
Doenças do Sistema Reprodutivo Masculino e Feminino

Os sistemas reprodutivos masculino e feminino são compostos por órgãos que desempenham funções específicas na reprodução humana. Algumas doenças podem afetar esses órgãos e comprometer a saúde reprodutiva. No caso do sistema reprodutivo masculino, estas doenças incluem: hérnia inguinal, hidrocele, varicocele, câncer testicular, trauma testicular, disfunção erétil e outras. Já no caso do sistema reprodutivo feminino, algumas doenças comuns são: endometriose, miomas uterinos, síndrome dos ovários policísticos (SOP), infecções vaginais e outras. Além dos médicos Gincelogista e Urologista, o Endocrinologista auxilia na prescrição adequada de medicações e hormônios conforme as indicações da doença de base.
Menopausa e Climatério

O climatério é a fase de transição do período reprodutivo para o não reprodutivo na vida da mulher, que pode durar de 2 a 10 anos. A menopausa é o nome que se dá à última menstruação, um episódio que ocorre, em geral, entre os 45 e 55 anos. Além da pausa ou irregularidade das menstruações, outros sinais e sintomas característicos deste período são: ondas de calor (fogachos), alterações do sono, da libido e do humor, bem como alterações locais nos órgãos genitais. O diagnóstico da menopausa e do climatério se baseia em uma avaliação clínica e laboratorial. Já seu tratamento pode ser feito com terapia hormonal ou não hormonal, dependendo das condições de saúde da paciente e dos sintomas apresentados, sempre de forma individualizada.
Osteopenia, Osteoporose e Osteometabolismo

Osteopenia e osteoporose são condições que afetam a saúde óssea. A Osteopenia é uma fase inicial da perda de massa óssea, podendo evoluir para o desenvolvimento de Osteoporose. Já a Osteoporose é uma doença caracterizada por diminuição da massa óssea, levando ao aumento da fragilidade óssea e maior risco de fratura. O diagnóstico é feito através de exames de imagem, como a Densitometria óssea e ferramentas que analisam seu risco de fraturas em 10 anos (FRAX). Por outro lado, o tratamento inclui medidas preventivas de perda óssea (dieta rica em cálcio, suplementação de Vitamina D e exercícios físicos) e, se necessário, tratamento com medicações com diferentes mecanismos de ação. O Endocrinlogista auxilia no diagnóstico e tratamento adequado.
Doenças da Tireóide e das Paratireóides

As glândulas tireóide e paratireóides são importantes para o funcionamento do corpo humano. A tireóide é responsável pela produção de hormônios que regulam o metabolismo, enquanto as paratireóides atuam no organismo de modo a auxiliar na regulação de nutrientes, como o cálcio, e o metabolismo ósseo. Algumas doenças podem afetar essas glândulas e comprometer a saúde. No caso da tireóide, algumas doenças comuns incluem hipotireoidismo, hipertireoidismo, nódulos tireoidianos e câncer. Já no caso das paratireóides, as alterações mais comuns são os nódulos em paratireóides, hiperparatireoidismo e hipoparatireoidismo. O diagnóstico é feito através de exames laboratoriais e de imagem, com tratamentos específicos em cada caso.
Doenças da Glândula Adrenal

As doenças da glândula adrenal incluem alterações em sua anatomia (como nódulos ou crescimento excessivo da glãndula), podendo culminar ou não com alterações na sua função (produção excessiva de hormônios ou deficiência na sua produção). Dentre tais patologias, as mais prevalentes são os Adenomas Adrenais não funicionantes, a Síndrome de Cushing e a Insuficiência Adrenal. Em todos os casos, é necessário um diagnóstico preciso e cuidadoso pelo médico Endocrinologista, que auxiliará no tratamento adequado de cada condição.
​​
Doenças da Glândula Hipófise

A hipófise é uma glândula localizada na base do cérebro que produz hormônios que regulam o funcionamento de outras glândulas do corpo. Algumas doenças podem afetar a hipófise e comprometer a saúde. As principais doenças da hipófise são: Adenoma hipofisário, Acromegalia, Hipopituitarismo, Diabetes Insípidus...​
O diagnóstico dessas doenças é feito através de exames laboratoriais e de imagem, muitas vezes por uma equipe multidisciplinar que inclui o Neurologista e o Neurocirurgião. O médico Endocrinologista auxilia no condução clínica de tais condições, mesmo quando o tratamento cirúrgico é indicado.